terça-feira, 11 de março de 2008

Bem-Vindo(a)!

O título Chama da Vida foi escolhido especialmente a pensar em ti... Manteres a chama da tua vida acesa é o primeiro passo que podes dar para uma vida longa, saudável e feliz!



Tudo começou...

... No início do ano lectivo de 2007/2008, na disciplina de Área de Projecto, na qual nos foi proposta a realização de um trabalho acerca de um tema ao nosso critério. Após várias ideias, surgiu-nos uma luz ao fundo do túnel: Desenvolver uma série de teorias relacionadas com o envelhecimento, sendo as principais as de Aubrey de Grey. Aliás, para as mentes mais informadas este nome não vos deve ser, de todo, estranho! Não querendo discriminar qualquer mente menos erudita em relação a este tema, Aubrey de Grey é um Biólogo, ou melhor, um autêntico "cientista louco", na área da Gerontologia, da Universidade de Cambridge. Vejam bem que, este Senhor, acredita que é possível sermos Imortais... Parece que dentro em breve já conseguiremos ultrapassar a barreira dos contos de fantasia! Talvez não estejamos cá todos para ver mas, estamos certas que, ainda iremos presenciar grandes evoluções a este nível.

Foi numa revista portuguesa que tomámos conhecimento desta descoberta (Super Interessante, nº113, Setembro 07). Segundo Aubrey de Grey, existem sete problemas que terão de ser ultrapassados para derrotarmos esta temida doença, se é que lhe podemos chamar assim. Passamos, deste modo, a citar esses ditos problemas que, segundo este cientista, nos restringem ao nosso efémero tempo de vida.

1. Perda e atrofia celular;



2. Cancro;



3. Radicais livres (afectam o ADN das mitocôndrias);



4. Aumento de células indesejáveis (adipócitos - células que integram no organismo o chamado “tecido gordo”);



5. Aterosclerose;

6. Acumulação de resíduos (radicais livres e outras substâncias tóxicas) no interior das células;



7. Acumulação de resíduos no exterior das células que perturbam a comunicação entre as mesmas (Alzheimer).




Quando realizámos esta pesquisa ainda o nosso projecto se encontrava no início. Com o tempo, viemos a compreender a elevada extensão do tema que possuíamos entre mãos. Nisto, organizámos mentalmente vários caminhos pelos quais poderíamos enveredar, sem que nos baseássemos apenas em Aubrey de Grey e o Projecto SENS. Sim, porque um tema deste calibre precisava de ser bem trabalhado!




Deste modo, realizámos uma palestra dirigida especialmente a professores e alunos da Escola Secundária Monte de Caparica, na qual tentámos transmitir uma perspectiva de vida mais saudável. Aliás, é mesmo esse o objectivo deste blog em relação a ti!

Batatas fritas com hamburguers?! O quê?? Tira já esse cigarro da boca! Mas, não “stressses”… És novo e ainda tens tempo para remediar as tuas atitudes. Mas, para isso, é necessário que comeces já!

Esperamos que compareças semanalmente e que fiques atento às novidades.


- Vem aprender a manter a tua chama acesa! -

10 comentários:

Inês disse...

Olá meninas!
Foi uma optima ideia esta de criarem um blog, pois desta forma poderao partilhar o vosso trabalho com muitas mais pessoas!
Acho q é um tema mt interessante e, na minha opiniao, pouco abordado, o q vos lança num desafio ainda maior! :) Parabens e bom trabalho!

Beijinhos

(quero ir assistir a vossa palestra final ok? :p)

Anônimo disse...

gostei do vosso "bebé" ^^ continuem o bom trabalho e desejo-vos sorte com este blog

Griphon disse...

dada a cooperação blogblog n sei se e suposto tambem comentar o voço mas fica aqui uma tentativa bastante desesperada de quem não tem mesmo mais nada para fazer =P

Anônimo disse...

bravo meninas!
necessitamos urgentemente de sonhos,caminhem sem vacilar nas estradas da utopia.

Nascemos para o sono,
nascemos para o sonho.
Não foi para viver que viemos sobre a terra.
Breve apenas seremos erva que reverdece,
verdes os corações e as pétalas estendidas.
Porque o corpo é uma flor muito fresca e mortal.

poema mexicano

Continuação de bom trabalho

(quero continuar a acompanhar o desenvolvimento do projecto)

paulo henriques

Anônimo disse...

ok,estão mesmo de parabéns "miúdas"! Num tema que eu simplesmente ignoraria e que consideraria no mínimo 'secante', vocês com a vossa palestra e toda a dedicação que empenharam nela tornaram-a interessante,pelo menos para mim,fascina-me bastante as teses de puder viver durante mais tempo e de uma forma mais saudável,obrigado por me mostrarem isso..mais uma vez parabéns!

46

Anônimo disse...

bem, uma vez que tenho acompanhado o vosso projecto desde o inicio, quase como «sidekick», nada neste conceito e inovador para mim, nao obstante o facto de considerar um trabalho sobre este tema, uma complicada e árdua tarefa. Felicito vos desde ja pela vontade, dedicaçao e paciencia que tiveram com este trabalho, que agr tornado publico ainda mais valor tem. Sobre o tema em si, que posso eu dizer? É complicado analisar as implicaçoes de eliminar permanentemente a velhice, e claro doenças inerentes a ela, ou cuja eliminaçao será forçosamente necessaria para conclusao desta ideia, por exemplo o cancro, a obesidade, entre outras tantas. Posso dizer que muitas legislaçoes teriam que ser criadas, assim como uma maior desinibiçao etica e moral dos assuntos e das coisas. Todo o ser humano teria que crescer mentalmente para aceitar tamanha alteraçao. Concluindo este pragmatico texto pouco revelador da minha opiniao ( nao vos quero roubar os louros), posso afirmar que estao todas a fazer um bom trabalho, embora ainda as ache, com o espirito um pouco fechado nao vendo por isso as verdadeiras implicaçoes e vontades que possam circunjacer este interessante , e concluido (dentro em breve espero eu)tema. Bom trabalho , espero ver aqui muitas opinioes . Parabéns a todas! ass: Dogmai

Anônimo disse...

Meninas, o blog foi uma boa ideia, e já agora gostei da vossa apresentação.
Mas digam lá ao Ricardo Manuel, Tiago e João Pires que "voço" se escreve vosso....este Português já teve melhores dias e com o acordo ortográfico ainda ficará pior... não maltratem a nossa lingua( a portuguesa claro está)
Beijinhos

Anônimo disse...

Sim senhor..blog bonito e tudo mais... mas juro que não percebo qual é o vosso objectivo mesmo.. É mostrar ao mundo que tudo o que comemos nos vai matar? É mostrar as condições desonrosas a que os mais velhos chegam? Será que as pessoas merecem "viver" mais tempo só para fazer número? E mesmo que vivam com a "qualidade" de que vocês falam será que vale a pena passar uma vida de sacrifícios, n conhecer nada do que é bom na vida, só para viver mais um par de anos? Não creio que valha a pena preocupar-nos com a vida eterna... ela foi feita para ser curta e nós só temos de aceitar isso mesmo. Vivam antes a vida, meninas, e deixem-se de utopias.

Anônimo disse...

É gira a hipocrisia... Vamos viver eternamente! Vamos ter uma vida saudável! No entanto nós levamos uma vida que de saudável nada tem... Será que vamos mudar?

Anônimo disse...

e eu que pensava que o trabalho iria incidir sobre o insolito tema "Além - Vida Depois da Morte". xD

Diga.se que com a minha crença em Deus, considero o vosso tema bem mais interessante! :D

Daqui a mês e meio já estamos a andar de lado com as apresentações...mas vai correr tudo bem sei que sim! e vão rebentar com tudo talcomo rebentaram na vossa ultima apresentaçao publica!

Voces são grandes!
Boa sorte para o resto do trabalho, bem que precisamos todos:P;)