segunda-feira, 24 de março de 2008

O idoso será um jovem no Futuro!

Este artigo foi escrito especialmente para esclarecer uma das nossas assíduas leitoras, num comentário que nos foi dirigido pela pessoa em questão. No entanto, temos vindo a verificar que esta dúvida, não só atormentava esta nossa leitora, como também muitas outras pessoas das quais mantivemos contacto. A questão que nos foi colocada foi a seguinte: "Para quê ambicionar tão alta esperança de vida, se muitos idosos quando alcançam tais idades já se encontram sem qualidae de vida (seja por motivo de doença, incapacidade...)?"

Ai ai ai menina Inês! Não nos estás a acompanhar conforme devias!

Quando falámos de Sócrates, por exemplo, referimos que aos seus setenta anos ainda possuía as suas capacidades cognitivas em perfeito estado:
A prova disso é a notável proporção de gregos ilustres invejavelmente longevos: o filósofo sofista Górgias morreu aos 105 ou 109 anos; Sófocles escreveu a sua última obra aos 82 anos; Hipócrates e Demócrito conseguiram ser centenários; e quando Sócrates foi condenado a beber cicuta, aos 70 ou 71 anos, mantinha as suas faculdades mentais em pleno rendimento”. Esta é, sem dúvida, na nossa opinião, a melhor parte do projecto. O objectivo deste estudo não se baseia apenas em prolongar a vida do ser humano ao máximo, em relação ao seu aspecto físico. Na verdade, o cérebro também acompanhará esta evolução. Este é o grande objectivo do tal “cientista louco” de que já vos falámos, Aubrey de Grey!
Já imaginaste o que seria teres 200 anos, seres tetra-avó e teres o privilégio de freqüentar uma discoteca com uma curta mini-saia, de modo a mostrares a bonita silhueta que ainda possuís? Ah… mas não nos fiquemos por aqui! Para além disto, ainda possuías uma capacidade cognitiva equivalente aos actuais 30 anos.
De fazer inveja a qualquer um, não?

É mais do que óbvio que isto não acontecerá de um dia para o outro! Aliás, esta visão que acabamos de vos transmitir, talvez apenas aconteça daqui a umas gerações…. Não sabemos bem quantas mas, a verdade é que já se notam grandes progressos a este nível.





- Vem aprender a manter a tua chama acesa! -