sexta-feira, 18 de abril de 2008

Urin'(como)terapia!?

São várias as formas de prolongar a vida de uma forma saudável, como a prática de exercício físico e hábitos alimentares saudáveis. Segundo alguns defensores da medicina alternativa, além destas actividades comuns, existe ainda outra forma de manter uma vida longa e saudável. No entanto, é pouco divulgada, estranha e até bizarra, mas ao mesmo tempo bastante benéfica à saúde. Imagina alguém a beber a sua própria urina?! Parece estranho e até sentimos uma certa repulsa quando pensamos em ingerir tal líquido. No entanto, esta prática tem revelado resultados bastante positivos relativamente à manutenção de uma vida saudável, sendo também possível ser usada na cura de algumas doenças, como a gripe, as alergias, as picadas de insectos, dores de dentes e doenças crónicas. Esta prática é, então, chamada de Urinoterapia e consiste numa terapia em que a urina é valorizada e utilizada como medicamento.

Mas porque razão a urina tem estes efeitos?!
A urina contém ureia que actua depressa contra picadas de certos animais, como o peixe-aranha, a alforreca e a abelha, bem como contra manchas de pele ou lábios gretados. Para levar a cabo este tratamento, é necessário saber que a primeira urina intermédia, ou seja, a urina que vem depois de verter as primeiras gotas do líquido mictório e antes das últimas gotas, é a mais eficaz e a menos tóxica.

Mas, já que a urina é tão benéfica à saúde, porque razão não é divulgado este tipo de tratamento, acessível a todos?!
Os defensores da urinoterapia acusam a indústria farmacêutica de não ter interesse em divulgar uma substância natural, gratuita e eficaz.
A urinoterapia é uma técnica milenar muito praticada no Oriente, começando também a manifestar-se em outros locais do mundo, como o Brasil, onde se exporta a urina para o fabrico de remédios que combatam a esterilidade feminina. Já no Japão, este elemento natural, é usado contra as rugas e para melhorar a qualidade da pele, através de banhos de urina diários. Existem também "gurus" que defendem a urina como sendo o elixir da juventude!

Em Portugal, esta terapia tem-se mostrado tímida, sendo mais frequente entre os vegetarianos e os naturalistas. Como em todos os tratamentos, a crença afecta o comportamento, o qual afecta o organismo! Por isso, a força de vontade é indispensável à cura! Valerá a pena experimentar?!



- Vem aprender a manter a tua chama acesa! -

6 comentários:

Anônimo disse...

OK...bem na verdade eu já tinha ouvido falar sobre este "tratamento" naqueles documentários da rtp2 XD até pode ser que a urina seja benéfica para a saúde (à que manter mente aberta ou então a ciência não é ciência), mas convinhamos que ninguém vai andar nos WC com uns copinhos de crital a saboriar uma colheita de...fluido mictório...XD

Continuem com o bom trabalho, minhas colegas mictórias =)

Anônimo disse...

olá meninas!

valerá a pena exprimentar?!
não me parece!!!

os orientais tem uma medecina muito própria, que funciona bem porque tambem teem habitos alimentares muito diferentes dos nossos,usam muito as ervas,folhas,etc... como complemento vitaminico logo é mais natural vermos um oriental com uma fisionomia mais seca que a de um ocidental.
não é que não acredite na medecina alternativa mas penso que a união das duas medecinas a alternativa e a convencional poderiam dar bons frutos,se para tal conseguise-mos alterar (adaptar) hábitos,costumes e culturas,e tirar o devido proveito o que de bom teem os diversos povos, que coabitam no nosso planeta,tudo em prol de uma vida mais saudavél.

parabens,continuem o vosso trabalho com o mesmo entusiasmo.

Anônimo disse...

Concordo com o "valerá a pena experimentar" mas se me perguntarem se o experimentaria garanto que não.
Para ser sincero não estou dentro do assunto (ao fim ao cabo o trabalho não é meu e não tenho uma cultura geral muito vasta) mas, de acordo com o que vocês disseram (se o é comprovado cientificamente) então nesse caso seria um bom tratamento para várias doenças, ao fim ao cabo ao contrário do que a maioria das pessoas pensa a urina não é um conjunto de "resíduos" mas sim um conjunto de nutrientes que o corpo não necessita no momento, vocês só falaram na ureia mas existem vários outros elementos existentes na urina como ferro, proteínas, vitaminas, cálcio, etc que ao os ingerirmos novamente poderiam, perdão, seriam reaproveitados de certeza. (inda dizem para tormarmos cereais de manhã :) ).
Para terminar falam que a indústria farmacêutica não divulga que tal método é eficaz no combate a certas doenças, mas o que é certo é que ela já lucra, e muito, com medicamentos criados a partir de componentes da urina, apesar de não o divulgar claro. (se a ASAE descobre isto... )
continuem assim, bom trabalho.

Anônimo disse...

OLÁ MENINAS!
as coisas que vocês vão buscar!..
URINOOOO..... QUÊ??...BAHAAA!!..
Não me parece razoável numa sociedade cheia de pudores higiénicos, optar sem mais
nem menos por uma terapia deste tipo. A comunidade ciêntifica teria de se mobilizar, mostrar o mais objectivamente possível quais os benefícios directos e indirectos de tal terapia, provar aos olhos dos mais variados públicos a veracidade ciêntífica inferida a partir da experiência, a relação de causa-efeito teria de ser para o comum dos mortais um dado adquirido e inquestionável. possivelmente psicólogos e outros técnicos de áreas afins teriam de desmistificar esse comportamento tão contra –natura nas sociedades contemporãneas europeias da qual fazemos parte. De qualquer forma a solução passaria sempre pela industria farmaceutica, principalmente se retirasse daí dividendos, poderia por exemplo tornar a nossa execrável urina num xarope com sabor a frutos silvestres , e assim, mesmo que divulgasse o princípio activo ninguém se importaria mais, até eu, sentado numa esplanada com vista de mar, sorveria ávidamente e de forma indolor aos olhos e à mente o tão famigerado excremento.

bom trabalho

Anônimo disse...

Esta é uma técnica ancestral que, embora afastada da cultura e mentalidade ocidental, sempre foi utilizada por alguns povos deste nosso Mundo.

E por falar nesta temática, é curioso um dos provérbio que vem na bíblia e diz o seguinte: "Bebe a água da tua própria cisterna e das correntes do teu poço."

Parabéns pelo blog e aguardem mais comentários meus.

Anônimo disse...

Boas..não que seja uma boa hora para por esta pergunta mas realmente gostava que me tirassem umas dúvidas..li por aí numas revistas que se bebermos muita agua,ela vai fazer com que a nossa urina se torne menos concentrada,daí eu gostaria de saber se isso pode ter influencia no "bem" que a urina nos pode fazer,visto que pelo texto,apenas uma parte da urina é proveitosa para a nossa saúde...outra pergunta era se seria mais proveitoso beber-mos a nossa própria urina, ou bebermos a de outras pessoas,como por exemplo se bebesse-mos a urina de alguém mais saudável,não que eu esteja interessado !! mas vá,fica a duvida.

esclareçam-me...

Boa sorte.

Continuação do bom trabalho.